Ciências Sociais no Brasil N.411 - 7/4/2008
quarta-feira, 16 de abril de 2008

Apresentamos a seguir Ciencias Sociais no Brasil N.411*, distribuida por email no dia 7 de abril.
* CIENCIAS SOCIAIS NO BRASIL é um informativo eletrônico quinzenal do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, lançado em 23/11/1994 e que tem por objetivo divulgar as atividades da area de Ciencias Sociais em ambito nacional.


Ciencias Sociais no Brasil N.411 - 7/4/2008

Editor : Celso Castro

----------------------------------------

1. Selecao para professor/UFPB
2. Pos-graduacao/Inscricoes
3. 26º Reuniao de Antropologia
4. Conferencia sobre a China
5. Premio Pierre Verger Video Etnografico e Ensaio Fotografico
6. Exposicao apresenta vida e obra de Darcy Ribeiro/UERJ
7. Lancamento do blog da Associacao de Estudos Latino-Americanos/LASA
8. Evolucao da Cooperacao entre Antropoides Virtuais: um Modelo Computacional Baseado em Agentes/Tese
9. Revista/ Chamadas para artigos e lancamento
10. Lancamentos de livros

----------------------------------------


1. Selecao para professor/UFPB


- A Universidade Federal da Paraiba (UFPB) esta' com incricoes abertas ate' 18/4/2008 para o processo de selecao que visa o prenchimento de vagas de professor adjunto, nas areas de Antropologia, Ciencias Politica e Sociologia. Mais informacoes em www.ufpb.br.


2. Pos-graduacao/Inscricoes


- As inscricoes para os cursos de Pos-graduacao lato sensu em Cinema Documentario e de Relacoes Internacionais, da Fundacao Getulio Vargas(FGV) estao abertas, as aulas serao iniciadas em 14/4/2008. Mais informacoes em www.fgv.br/mba-rio.


- As inscricoes para O Programa Internacional de Bolsas de Pos-graduacao da Fundacao Ford (International Fellowships Program ¿ IFP) estao abertas ate' 26/5/2008. O programa oferece bolsas de mestrado stricto sensu e doutorado, no Brasil e no exterior, por ate' 3 anos, para que os inetressados prossigam seus estudos capacitando-se para promover o desenvolvimento de seus paises, bem como maior justica economica e social. Para assegurar a diversidade de origem dessas liderancas, o Programa privilegia candidatos pertencentes a grupos que, sistematicamente, tem tido acesso restrito ao ensino superior. Os bolsistas deverao cursar programas de mestrado ou doutorado em qualquer area do conhecimento relacionada aos campos de atuacao da Fundacao Ford. Mais informacoes em www.programabolsa.org.br.


- As inscricoes para o curso de Pos-graduacao em Cinema Documentario, da Fundacao Getulio Vargas(FGV) estao abertas, as aulas serao iniciadas em 14/4/2008. Mais informacoes em www.fgv.br/mba-rio.


3. 26º Reuniao de Antropologia


A Associacao Brasileira de Antropologia (ABA) realizara' sua 26º Reuniao de Antropologia, cujo tema sera' Dilemas da (Des)Igualdade na Diversidade. O evento acontecera' em Porto Seguro entre os dias 1 e 4/6/2008. Mais informacoes em www.abant.org.br.


4. Conferencia sobre a China


A Fundacao Alexandre de Gusmao de Pesquisa de Relacoes Internacionais (IPRI) realizara' nos dias 17 e 18/4/2008, no Palacio Itamaraty (Rio de Janeiro), a Conferencia sobre a China. Mais informacoes em www.funag.gov.br.


5. Premio Pierre Verger Video Etnografico e Ensaio Fotografico


O Premio Pierre Verger Video Etnografico e Ensaio Fotografico tem como finalidade premiar producoes cinematograficas/videograficas de cunho antropologico que apresentem qualidade tecnica reconhecida na area. Poderao ser inscritas na modalidade do Concurso de Video Etnografico, producoes nacionais e internacionais de documentarios, videos experimentais e de animacao que abordem questoes socioculturais contemporaneas sobre pessoas, grupos sociais, processos historicos e eventos relacionados ao fazer etnografico abordando temas de interesse antropologico. As inscricoes estao abertas ate' 30/4/2008. Mais informacoes em www.abant.org.br.


6. Exposicao apresenta vida e obra de Darcy Ribeiro/UERJ


Esta' em exibicao ate' 18/4/2008 a exposicao "Darcy Ribeiro: o brasileiro". Na mostra, estao expostas 74 fotografias do acervo da Fundacao Darcy Ribeiro (Fundar), revelando tracos da trajetoria intelectual do etnologo, educador, politico e romancista. A exposicao fica no nucleo do MID, da rede de bibliotecas da Uerj. Mais informacoes em www.sintuperj.org.br.


7. Lancamento do blog da Associacao de Estudos Latino-Americanos/LASA


A Secao Brasil, da Associacao de Estudos Latino-Americanos (LASA), acaba de lancar seu blog, com as informacoes mais atualizadas sobre os trabalhos realizados pelo grupo e seu envolvimento na proximo congresso da LASA a ter lugar aqui no Brasil, em junho de 2009, na cidade do Rio de Janeiro. Acesse o blog em lasabrazilsection.blogspot.com.


8. Evolucao da Cooperacao entre Antropoides Virtuais: um Modelo Computacional Baseado em Agentes/Tese


Jakson Alves de Aquino defendeu em 10/3/2008 a tese de doutorado em Ciencias Humanas: Sociologia e Politica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), intitulada "Evolucao da cooperacao entre antropoides virtuais: um modelo computacional baseado em agentes", orientado por Bruno P. W. Reis. Este e' o resumo da tese, feito pelo autor: "A tese realiza uma investigacao teorica sobre a evolucao da cooperacao entre antropoides virtuais, interpretaveis como ancestrais dos seres humanos. Sao apresentados argumentos favoraveis a uma maior formalizacao das teorias nas ciencias sociais e ao emprego de modelos baseados em agentes como um metodo complementar de investigacao teorica. E' feita uma revisao da literatura existente sobre evolucao da cooperacao, onde se procura identificar deficiencias nos modelos encontrados. Para superar as deficiencias, e' sugerida a necessidade de melhor conhecimento dos dados empiricos relevantes para a formulacao de uma teoria da evolucao da cooperação, como os produzidos pela primatologia ao estudar os antropoides e pela paleoantropologia ao estudar os vestigios deixados por nossos ancestrais extintos. Com base nessa literatura, e' proposto ¿ e testado por meio de simulacao em computador ¿ um modelo de evolucao da cooperacao mais complexo e realista do que os revisados. A cooperacao tal como esperada durante a elaboracao do modelo nao surgiu de modo generalizado ¿ nao obstante a emergencia de elevado grau de cooperacao entre agentes de sexo oposto. Os resultados obtidos indicam que a reproducao sexuada, ausente nos modelos revisados, e' variavel extremamente relevante na materia. Os experimentos tambem mostram uma surpreendente propensao 'a nao-retaliacao pelos agentes, ainda a ser devidamente interpretada em termos teoricos."


9. Revista/ Chamadas para artigos e lancamento


- A revista Revista Opsis esta' recebendo ate' 30/4/2008 artigos para seu proximo dossie. Mais informacoes pelo e-mail: lzcarmo.lz@gmail.com.


- A revista Caderno Espaco Feminino nº19 esta' recebendo ate' 31/8/2008 artigos para seu proximo dossie. Mais informacoes em www.neguem.ufu.br.


- Foi lancado o vol. 1 da revista Bagoas - Estudos Gays, com o tema Generos e Sexualidades. Mais informacoes em www.cchla.ufrn.br/bagoas.


10. Lancamentos de livros


- "O Rio discriminado pelo governo federal?", de Jorge Natal, editora Faperj. Mais informacoes pelo e-mail: divulgacao@ippur.ufrj.br.


- "Arte e politica", organizado por Miguel Chaia, editora Azougue. Mais informacoes em www.pucsp.br/neamp.


- "A Guerra Santa Revisitada:novos estudos sobre o movimento do Contestado", organizado por Marcia Janete Espig e Paulo Pinheiro Machado, editora UFSC. Mais informacoes pelo e-mail: pmachado@mbox1.ufsc.br.



-----------------------------------------
* CIENCIAS SOCIAIS, HISTORIA E ARQUIVOLOGIA*
O CPDOC distribui tres informativos eletronicos: CIENCIAS SOCIAIS NO BRASIL, HISTORIA NO BRASIL e ARQUIVOLOGIA NO BRASIL. Para assina-los, consulta-los ou cancela-los, visite o portal CPDOC.(http://www.cpdoc.fgv.br). Visite tambem, no portal CPDOC, nosso *Guia da Internet para Cientistas Sociais, Historiadores e Arquivistas*.

------------------------------------------

CIENCIAS SOCIAIS NO BRASIL e' um informativo eletronico quinzenal do Centro de Pesquisa e Documentacao de Historia Contemporanea do Brasil (CPDOC) da Fundacao Getulio Vargas, lancado em 23/11/1994 e que tem por objetivo divulgar as atividades da area de Ciencias Sociais em ambito nacional.

_____________________________________________________

Ant-Bra - E-forum de Antropologia do/no Brasil

Para subscrever:
https://listhost.uchicago.edu/mailman/listinfo/ant-bra