Cerimônia de entrega do Prêmio Literário Colônia/08
quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cerimônia de entrega do Prêmio Literário Colônia/08 — 07/11 (sexta-feira).

Será entregue, no dia 11 de novembro, o Prêmio Literário Colônia/08. O vencedor deste ano é o livro Suzuki Teiichi: Burajiru nikkei shakai ni ikita kisai no shogai, de Masatake Suzuki. A cerimônia de entrega será realizada às sete horas da noite, no Salão Nobre (2.º andar) da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyô). Os interessados devem ligar para a secretaria da Sociedade (011 5084-1338) até o dia 29 do corrente, a fim de confirmar presença.


O livro.— Publicado em julho do ano passado, o livro, ainda sem tradução para o português, descreve a trajetória do professor e advogado Teiichi Suzuki, que veio para o Brasil (pela segunda vez, a definitiva) em 1930 e formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo. Teiichi Suzuki é também o criador do Centro de Estudos Japoneses da USP, dirigido por sua filha Tae até 2005. Segundo o presidente da comissão seletora, Isamu Endo, a obra foi escolhida porque “supera, de longe, todas as outras, seja pela sua estrutura como pelo estilo adotado”.


O autor.— Masatake Suzuki nasceu em Tsingtao em 1932 e formou-se em Economia pela Universidade de Waseda em 1956. Veio para o Brasil em 1959, a bordo do vapor Argentina-maru. É diretor do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros desde 2001.