Assembleia Geral Ordinária / 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011

A 24 de março do corrente, foi realizada, na sede de nosso Centro de Estudos, a Assembleia Geral Ordinária do ano de 2011. Foram então apresentados os relatórios fiscal e de atividades sociais (2010), bem como o plano de atividades e o orçamento para o ano de 2011.

Reproduzimos a seguir parte de ambos os relatórios acima mencionados.

ATIVIDADES SOCIAIS DESENVOLVIDAS EM 2010.

1. Bolsas de estudos.

  Somente no ano de 2010 a referida atividade, que teve início em fins de 2009, começou a ser implementada nos moldes em que havia sido originalmente concebida, contando, para isso, com as doações de um seleto grupo de benfeitores que têm garantido o apoio financeiro necessário à manutenção de 4 (quatro) bolsistas. Além da realização de um encontro mensal entre bolsistas e orientadores, foi exigido dos bolsistas que apresentassem todo mês um relatório simples e um relatório semestral, mais extenso, e participassem dos seminários e demais encontros promovidos pela entidade, tendo, nesse aspecto, todas as exigências sido satisfatoriamente atendidas.
  Os nomes dos bolsistas e seus respectivos temas de pesquisa encontram-se listados abaixo:   Bruna Kobayashi Vazami (Agronomia/UNESP) — “Os caminhos da agricultura no berço da imigração japonesa (Registro-SP)”.
  Eduardo Iamada (História/USP) — “O (pré)conceito dentro da relação nipo-brasileira através de uma visão historiográfica”.
  Rafael Mitsuru Cavalcanti Yoshida (História/USP) — “O processo migratório Japão-Brasil, primeiro período (1908-23)”.
  Nathaly Natsumi Yamamoto Shibata (História/USP) — “O Japão e a modernidade no início de sua política emigrantista para o Brasil”.

  Espera-se que os relatórios finais produzidos pelos bolsistas sejam publicados no mês de abril de 2011.
  Acresce-se ao que foi dito acima que os bolsistas Eduardo Iamada e Nathaly N. Y. Shibata não terão suas bolsas renovadas para o ano seguinte por terem já concluído a graduação, conforme previsto no regulamento do programa.

1) Contribuíram para a manutenção do programa de bolsas:
  San’yō Agropecuária Ltda., Fundação Kunito Miyasaka, Banco Santander, Yoshio Tsuzuki (dois salários mínimos/mês), Marcelo Takaoka.

2) Professores orientadores.
  Shozo Motoyama (presidente), docente da Faculdade de História — FFLCH/USP.
  Mário Yasuo Kikuchi (vice-presidente), doutor em sociologia.

2. Publicações.
  Agosto/2010 — História da literatura nipo-brasileira, separata (“A poesia livre na produção literária nipo-brasileira”), volume 8 da série Cadernos do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.
  Dezembro/2010 — panfleto “A longa viagem dos imigrantes japoneses a bordo dos navios de imigrante no período pré-guerra”, obra inacabada de Iossuke Tanaka (ex-diretor-geral).
  O layout das publicações ficou, como sempre, a encargo do diretor sr. Shinji Tanaka.

3. Catalogação de livros, documentos históricos e informatização do acervo bibliográfico.
  Dando prosseguimento às atividades de mesma natureza iniciadas no ano anterior, foram separados e organizados os documentos relativos à história do ensino da língua japonesa no Brasil armazenados nas instalações da entidade, bem como os arquivos pessoais de Hiroshi Saitō, Teijirō Suzuki e Kōnosuke Ozeki.
  Os dados referentes aos livros catalogados e lançados na base de dados informatizada da entidade são os seguintes:

Livros referentes à história da imigração em idioma japonês: 4.344 volumes.
Livros de assuntos gerais em idioma japonês: 1.841 volumes.
Livros em outros idiomas: aproximadamente 3.000 volumes.

4. Eventos e projetos.
1) Seminários acadêmicos.
  Foram realizados os seguintes seminários acadêmicos com o intuito de divulgar ao público geral os resultados de pesquisas diversas:
  “O futuro da «comunidade nikkei»” (fevereiro) — conferencista: Masayuki Fukasawa (editor-chefe do jornal Nikkey Shimbun)
  “75 anos da vila Fukuhaku (Suzano-SP)” (maio) — conferencista: Fumio Ōura (líder vitalício da comunidade “Vila Fukuhaku”)
  “O atual estado de coisas do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e perspectivas para seu futuro” (julho) — conferencista: Takeshi Kurihara (presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)
  “A «comunidade nikkei» em transformação” (setembro) — conferencista: Chiyoko Mita (professora da Universidade de Sofia «Jōchi Daigaku»)

2) Ciclo de palestras “Histórias antigas da colônia”.
  Desde o ano de 2009, a presente entidade vem realizando uma série de palestras com o fito de dar conta de temas que normalmente não são abordados pela comunidade acadêmica, mas que são de grande interesse para melhor compreender o modo de vida dos imigrantes japoneses no Brasil. As seguintes palestras foram realizadas em 2010:
  “A «colônia» vista através de retratos fotográficos” (abril) — conferencista: Kōji Matsumoto (chefe da redação do jornal São Paulo Shimbun)
  “A semente lançada pela Rikkōkai” (agosto) — conferencista: Hisashi Nagata (editor da revista «Nōson»)


PLANO DE ATIVIDADES DE 2011.

1. Compilação e publicação da sequência da Cronologia da imigração (novo).
  A Cronologia da imigração japonesa no Brasil, originalmente publicada em 1995, vem sendo consultada desde então por pesquisadores das mais diversas áreas e procedências que a consideram a principal referência dentre as obras do gênero; ocorre, porém, que quinze anos já transcorreram desde a sua publicação, tornando necessários a sua ampliação e seu melhoramento — procedimentos que, por sua vez, dependem do apoio e da cooperação do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

  Período de atividade: janeiro a outubro de 2011
  Abrangência da obra: de 1996 a 2010
  Previsão de publicação: dezembro de 2011
  Comissão editorial: Daimin Kanda (coordenação), Junko Matsumoto e Masako Fukazawa (assistentes)
  Supervisão geral: Katsunori Wakisaka e Susumu Miyao
  Apoio editorial: Shinji Tanaka

2. Continuidade do programa de bolsas.
  Planeja-se, também, dar continuidade ao programa de bolsas de pesquisa para jovens universitários para o ano de 2011, programa esse que agora conta com dois novos bolsistas (que vêm substituir dois outros bolsistas do ano de 2010 que não tiveram seus contratos renovados). É esperado que a comunicação entre bolsistas e orientadores — que se tem dado através da realização de encontros mensais e correio eletrônico — se intensifique ainda mais a partir deste ano.

BOLSISTAS DE 2010/2011 QUE TIVERAM SUAS BOLSAS PRORROGADAS POR MAIS UM ANO.

- Bruna Kobayashi Vazami (Agronomia-UNESP), “Os caminhos da agricultura no berço da imigração japonesa (Registro-SP)”

- Rafael Mitsuru Cavalcanti Yoshida (História-USP), “O processo migratório Japão-Brasil, primeiro período (1908-23)”

NOVOS BOLSISTAS — 2011/2012.

- Lays Ushirobira Shiromaru (Jornalismo-Cásper Líbero), “Os jornais japoneses em São Paulo e sua contribuição para a preservação de uma identidade cultural e aproximação e interfaces com a cultura brasileira”

- Thiago Henrique Koji Higa (Sociologia-ESP), “O nipo-brasileiro nas obras de Júlio Miyazawa”

  Pretendemos, ainda, dar prosseguimento à coleta de fundos para a manutenção do programa de bolsas junto a possíveis benfeitores e colaboradores afins, de modo a garantir sua estabilidade no futuro próximo.

3. Publicações.
  Seguem abaixo os projetos e publicações previstos para este ano:
  1) Cronologia da imigração japonesa no Brasil (1996-2010).
  2) Relatórios finais dos bolsistas de 2010/2011.
  3) Série «Cadernos do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros»
     Zempachi Ando — uma biografia crítica (autor: Masaki Furusugi)

4. Organização e catalogação de documentos e material de arquivo.
  Estão previstas para este ano as seguintes atividades:
  A) organização e catalogação de documentos já reunidos, bem como do acervo bibliográfico em idiomas diversos.
  B) digitalização das 241 fitas de áudio armazenadas no arquivo da entidade, contendo sobretudo conversas realizadas entre Tomoo Handa e Takeo Kawai a respeito de temas relacionados à imigração japonesa, bem como gravações de palestras e seminários realizados no passado pela presente entidade.

5. Eventos e projetos.
  O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros tenciona realizar, ao longo deste ano, os seguintes eventos:

  A) Seminários de pesquisa.
  Apresentação, ao público geral, dos resultados das investigações levadas a cabo por diversos pesquisadores filiados ao meio acadêmico.
  Este ano, o seguinte seminário de pesquisa já foi realizado:

  11.º Seminário de Pesquisa
  Data/hora: 22 de fevereiro de 2011, às 18h30
  Conferencista: Shūhei Hosokawa, professor do Centro Internacional de Estudos Japoneses
  Tema: “Algumas considerações a respeito da literatura nipo-brasileira”

  B) «Histórias Antigas da Colônia».
  Nesta modalidade de evento, são apresentadas ao público histórias pouco conhecidas que dizem respeito à história da imigração japonesa no Brasil.

  C) Grupos de Estudo.
  Durante os encontros do grupo de estudo, são apresentados e discutidos, a portas fechadas, os temas de pesquisas de jovens pesquisadores.

6. Acolhimento de pesquisadores visitantes.
  Pesquisadores visitantes poderão ser acolhidos pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros sempre que o solicitarem, desde que sejam atendidas certas exigências da parte da entidade. Já em 2011, registrou-se a estadia (de um mês de duração) do prof. Shūhei Hosokawa, do Centro Internacional de Estudos Japoneses — que se tem dedicado a diversas pesquisas sobre a literatura nipo-brasileira, concentrando suas atividades na sede da entidade durante sua permanência no Brasil.

7. Colaboração com outras entidades.
  O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros se coloca à disposição de outras entidades, em particular do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, para a realização de atividades conjuntas, sempre oferecendo todo o apoio possível. Para este ano, estão previstos os seguintes projetos conjuntos:
  Exposição de fotografias “Os navios de imigrantes” (15 de fevereiro a 31 de março)

Diretoria mandato de 2 anos (de abril/2010 a março/2012)

Conselheiros:
Katsunori Wakisaka, Masuji Kiyotani, Susumu Miyao

Presidente – Shozo Motoyama
Vice-Presidente – Mário Yasuo Kikuchi
Primeiro Secretário – Masatake Suzuki
Segundo Secretário – Shinji Tanaka
Primeiro Tesoureiro – Yujiro Furusho
Segundo Tesoureiro – Takeshi Kurihara

Diretores:
Tamiko Hosokawa Ogawa, Marilda Nagamine, Noriko Takayama, Masaki Furusugi

Conselheiros Fiscais mandato de 01 ano (de abril/2011 a março/2012)

Conselheiros Fiscais Titulares:
Tetsuzo Tsuji, Reishi Moriwaki, Yoshikazu Niwa
Conselheiros Fiscais Suplentes:
Editora Grafica Topan Press Ltda., Comercial Yamamoto Ltda., Livraria Fonomag