Assembleia geral extraordinária e ordinária realizada em março/2014
quinta-feira, 17 de abril de 2014

A 27 de março do corrente, foi realizada, na sede de nosso Centro de Estudos, a assembleia geral extraordinária e ordinária do ano de 2014. A assembleia extraordinária fez-se necessária para que algumas alterações fossem feitas no estatuto social da entidade, inclusive a do endereço da sede. Em seguida, na assembleia ordinária, foram apresentados os relatórios de atividades sociais (2013), bem como o plano de atividades para o ano de 2014.

Reproduzimos a parte do supracitado relatório de atividades sociais (2013), seguido do plano de atividades para 2014.


ATIVIDADES SOCIAIS DESENVOLVIDAS EM 2013.

1. Transferência da sede da instituição.
   A pedido da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (doravante denominada “Bunkyō”), proprietária do prédio onde se localiza o Centro de Estudos, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros se viu obrigado a transferir sua sede para um novo espaço. O motivo do pedido foi a exigência, feita pelo Corpo de Bombeiros, de se construir um acesso à escada de emergência que há nos fundos do espaço até então ocupado pelo Centro de Estudos. Num primeiro momento, o Bunkyō propôs ao Centro de Estudos que se ocupassem as salas 31 e 32, situadas no mesmo andar, mas a proposta teve de ser recusada após a constatação da existência de goteiras e da ocorrência de temperaturas anormalmente elevadas em determinados períodos do dia; assim, o Centro de Estudos encaminhou ao Bunkyō uma solicitação formal para que fossem ocupadas as salas 35 e 36, além da sala 37, que já vinha sendo utilizada como local de reunião e acomodação de livros e outros materiais. O Bunkyō já vinha planejando uma obra de expansão e reforma das instalações do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, para o qual se previa fossem destinadas as salas mencionadas acima, o que dificultou as negociações. Só se chegou a um acordo depois de uma breve entrevista entre os presidentes de ambas as associações, quando o Bunkyō enfim concordou em ceder ao Centro de Estudos o espaço em disputa. A operação de mudança foi realizada por colaboradores e demais voluntários entre os meses de agosto e outubro, sendo concluída a 21 de outubro. No total, foi computado um gasto de R$ 2.743,93 com obras de eletricidade, abertura de portas e afins.
   Uma vez concluída a mudança, restava ainda chegar a um acordo quanto ao valor do novo aluguel. Há muitos anos o uso da sala 37 não era objeto de cobrança; desta feita, porém, o Bunkyō deixou clara a intenção de cobrar o valor correspondente a todas as três salas em uso. Novamente foi necessário proceder a uma série de negociações, na qual foram expostas as razões históricas e os precedentes que justificavam a isenção sobre o aluguel do espaço supracitado. Ao cabo das negociações, a reivindicação do Centro de Estudos foi felizmente atendida e a sala 37 hoje permanece isenta de cobrança, com a condição de que o Centro de Estudos dê continuidade à relação de parceria previamente estabelecida com o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

2. Criação de uma entidade de apoio no Japão.
   Neste ano, novas medidas foram tomadas no sentido de solidificar a estrutura da entidade de apoio criada recentemente no Japão (chamada, por ora, de “Nihon shibu”). Após discussão entre as pessoas envolvidas, chegou-se à conclusão de que a melhor forma de dar continuidade às operações da entidade de apoio seria requerer junto ao governo nipônico o registro formal como “organização não-governamental” (ONG). A assembleia de fundação foi realizada a 30 de outubro, encaminhando-se os devidos procedimentos para oficialização. Espera-se que a aprovação seja concedida pelo governo no fim de março de 2014, depois do que então será possível dar início às atividades previstas para a entidade de apoio: envio de pesquisadores para treinamento e realização de pesquisas de campo no Brasil, desenvolvimento de pesquisas referentes às relações bilaterais entre o Brasil e o Japão e a imigração no Brasil etc. A propósito, o primeiro colóquio organizado pela entidade de apoio no Japão teve lugar na cidade de Tokyo, a 3 de agosto de 2013, e contou com a presença de 30 pessoas.

3. Programa de bolsas visando à formação de novos pesquisadores.
   Este ano, dois estudantes de graduação realizaram atividades de pesquisa sob a orientação de membros do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros através do programa mantido pela entidade. As atividades tiveram início em março de 2013 e, ao cabo de quase um ano de dedicação e esforço, os relatórios finais foram apresentados à entidade em fevereiro de 2014.
   Com relação aos bolsistas do ano anterior, cumpre registrar que, finalmente, todos os quatro relatórios foram entregues, e que a publicação dos mesmos em formato de brochura deve ocorrer no ano próximo de 2014.
   O programa de bolsas vem sendo mantido atualmente através de colaborações das seguintes instituições e particulares: Sanyo Agropecuária, Marcelo Takaoka, Fundação Kunito Miyasaka (2 salários mínimos) e Fundação Katsuzo Yamamoto.

4. Atividades de pesquisa.
   Dois orientandos do sr. Sedi Hirano (professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo) haviam sido aceitos extraordinariamente pela entidade e, no início de outubro de 2013, apresentaram um relatório contendo os resultados de sua pesquisa, intitulado “O jornal Gakusei (1935-1938)”.
   Além disso, de maio de 2013 a março de 2014, a pesquisadora Yōko Kino (departamento de Sociologia da Universidade Tōyō) esteve no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros na condição de pesquisadora-visitante.

5. Publicações.
   Em maio de 2013, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros publicou, sob os auspícios da Fundação Kunito Miyasaka, o livro Tomoo Handa, imigrante e pintor — uma biografia [Imin gaka Handa Tomoo: sono shōgai], de autoria do ex-diretor Shinji Tanaka. Mais de cem pessoas estiveram presentes à cerimônia de lançamento, realizada a 4 de julho em conjunto com o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. A obra também recebeu uma menção honrosa para o Prêmio de Literatura Nipo-Brasileira (43.ª edição), outorgado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyō).

6. Feira de livros.
   O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros realizou, a 9 de junho de 2013, uma feira de livros usados com o objetivo de arrecadar fundos para a sua manutenção. Diretores, voluntários e demais colaboradores participaram do evento, que gerou uma arrecadação líquida de cerca de 5 mil reais, a despeito da sua curta duração (a feira de livros ficou aberta das 9 da manhã à 1 da tarde).

7. Digitalização do acervo fonográfico.
   O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros possui um rico acervo fonográfico, no qual encontram-se gravações de diversos colóquios e entrevistas realizadas pela entidade entre as décadas de 1970 e 1980. A digitalização desse material demandava certa urgência, dado o avanço, cada vez mais rápido, do processo de deterioração do acervo. A digitalização de todo o material (273 fitas) só foi possível graças ao apoio financeiro da Fundação Kunito Miyasaka. O trabalho de digitalização ficou aos cuidados do responsável pelo projeto, Naohiro Nagao, sendo concluído em fevereiro de 2014.

8. Eventos.
   Os seguintes eventos foram realizados pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros no ano de 2013:

 (1) Seminários de pesquisa.
   Abril: “História da literatura nipo-brasileira” (Shūhei Hosokawa, professor do Centro Internacional de Estudos Japoneses-Kyōto)
   Agosto: “Revivendo as vozes do passado: um projeto de história oral” (Toyotomi Morimoto, professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Waseda, e Yoshiyuki Asahi, professor-assistente do Centro Nacional de Estudos da Língua Japonesa)
   Novembro: “A doença de Chagas e a gestão da saúde entre as famílias nipo-brasileiras no Japão” (Sachio Miura, pesquisador do Instituto de Hematologia do Hospital da Cruz Vermelha do Japão)

 (2) Ciclo de conferências «Histórias antigas da colônia».
   Janeiro: “Os navios de imigrantes como espaço de vivência” (Sachio Negawa, professor-assistente da Universidade de Brasília)
   Maio: “Os pioneiros nikkei da música popular brasileira” (Hidenori Sakao, crítico musical)
   Outubro: “Restauração e conservação do Casarão de Chá” (Akinori Nakatani, ceramista)
   Dezembro: “História da cooperação técnica entre Brasil e Japão na agricultura: com ênfase sobre o cultivo da soja” (Isidoro Yamanaka, engenheiro agrônomo)

 (3) Grupo de estudos.
   Janeiro: “Zempachi Andō e o «incidente do macaco»” (Masaki Furusugi, diretor financeiro do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros)
   Fevereiro: “As eleições municipais de São Paulo em 2012: perspectivas para o futuro da política brasileira” (Shūichirō Masukata, pós-graduando da Universidade de São Paulo)
   Março: “O ensino da língua japonesa no Brasil: situação atual e perspectivas para o futuro” (Yoshikazu Niwa, secretário-geral do Centro Brasileiro de Língua Japonesa e membro do conselho fiscal do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros)
   Maio: “A polícia comunitária no Brasil” (Mayumi Shimizu, doutoranda da Universidade de Tōkyō)
   Junho: “A população nipo-brasileira do município de Yokkaichi (Mie): algumas considerações sobre a convivência pluricultural no Japão contemporâneo” (Naohiro Nagao, Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo)
   Julho: “O inseto no imaginário popular” (Rie Inoue, mestranda da Universidade de Kanagawa)
   Agosto: “Estudo comparativo sobre os sistemas jurídicos do Brasil e do Japão: seguido de algumas informações suplementares sobre o tema” (Ken-ya Tanaka, advogado)
   Outubro: “A introdução do modelo civilizatório ocidental no período do Bakumatsu” (William Vieira Antonio, bolsista do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros)
   Dezembro: “A preservação da tradição e os processos de transformação cultural nas comunidades nipo-brasileiras do interior do Brasil: uma realidade em transição” (Tamiko Hosokawa, diretora do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros)

9. Biblioteca e setor de documentação.
   Devido à mudança da sede da entidade, um novo rearranjo dos documentos sob custódia do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros se tornou necessário. Os documentos de língua japonesa, que antes eram mantidos num espaço separado dos demais documentos, agora puderam ser acomodados em um mesmo espaço destinado somente à armazenação do acervo documental. Espera-se que a nova distribuição leve a uma maior eficiência do controle e de gestão do acervo.


PLANO DE ATIVIDADES DE 2014.

1. Comemoração dos cinquenta anos de fundação do Centro de Estudos.
   Em 2015, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros irá completar 50 anos de fundação, e diversas opiniões têm surgido quanto às atividades comemorativas que devem ser executadas. São elas:

   A. pesquisa sobre as entidades nikkei do interior do Brasil;
   B. publicação de uma história institucional do Centro de Estudos.

2. Obtenção da qualificação de OSCIP.
   Os méritos de se obter a qualificação de OSCIP (como, por exemplo, a isenção fiscal para pessoas que fizerem contribuições financeiras ao Centro de Estudos) já vêm sendo alardeadas há algum tempo. Assim, para 2014, está previsto o início dos procedimentos burocráticos necessários à mudança do estatuto da entidade.

3. Continuidade do programa de bolsas visando à formação de novos pesquisadores.
   Este ano, dois novos bolsistas foram escolhidos para serem contemplados com o programa de bolsas. São eles:

   A. Barbara Aparecida Alves Ferreira de Carvalho Pina (História/Universidade de São Paulo)
   “Relação entre Portugal e Japão nos séculos XVI e XVII e o impacto gerado na cultura e sociedade japonesa”

   B. Pedro Schreiber Motta Martins de Barros (Filosofia/Universidade de São Paulo)
   Título não-definido (o tema escolhido foi “mono no aware”)

4. Atividades da entidade de apoio no Japão.
   Uma vez reconhecida formalmente como ONG, espera-se que a entidade de apoio criada no Japão (provisoriamente chamada “Nihon shibu”) realize seminários de pesquisa periodicamente e envie pesquisadores interessados para o Brasil.

5. Acomodação de pesquisadores vindos do Japão.
   Também este ano esperamos receber a visita de diversos intelectuais interessados em conduzir suas atividades de pesquisa no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros. A aceitação do sr. Sachio Negawa na condição de pesquisador-visitante já foi deliberada.

6. Publicações.
   Por ora, está prevista para 2014 somente a publicação dos relatório finais dos bolsistas do 2.º e do 3.º períodos.

7. Biblioteca e setor de documentação.
   Além das atividades de organização e catalogação do acervo, que já vêm sendo realizadas de maneira ininterrupta nos últimos anos, esperamos, em 2014, dar especial atenção à organização dos materiais em português e inglês e à catalogação dos periódicos sob custódia da entidade.

8. Eventos.
   Esperamos dar continuidade à realização de palestras e colóquios também neste ano de 2014.

   A. Seminários de pesquisa. Aqui, os resultados obtidos por pesquisadores profissionais no decurso de suas pesquisas são apresentados ao público geral. O primeiro seminário deste ano foi realizado no dia 18 de fevereiro (“Saburō Kawabata e o jornal «Shōwa Shimbun»: o cérebro da facção vitorista”).

   B. Ciclo de palestras «Histórias antigas da colônia». Aqui, são abordados assuntos até então negligenciados pela historiografia oficial.

   C. Grupo de estudos. Aqui são apresentadas, a portas fechadas, as comunicações de jovens pesquisadores a um grupo seleto de membros e colaboradores desta entidade. Este ano, já foram realizadas duas sessões do grupos de estudos, abaixo discriminados:

    i. “Tradição e Modernidade: O Kimono e a identidade japonesa no contexto da imigração japonesa no Brasil” (Priscila Satake, 28 de janeiro)
    ii. “Educação, grupos sociais e imigração japonesa” (Kōsuke Yamamoto, 25 de fevereiro)
    iii. “Práticas administrativas observadas na colônia agrícola Aliança durante o período pré-guerra: a realidade e os ideais” (Yūko Namura, 25 de março)

9. Website.
   Os seguintes materiais devem ser disponibilizados no website da entidade neste ano de 2014:
   A. Pesquisa da população de descendentes de japoneses residentes no Brasil, 1987-1988 (texto integral);
   B. Cronologia da imigração japonesa no Brasil (com mecanismo de busca).

Diretoria mandato de 2 anos (de abril/2014 a março/2016)
Conselheiro           Katsunori Wakisaka
Conselheiro           Susumu Miyao
Conselheiro           Masatake Suzuki
Presidente            Shozo Motoyama
Vice-presidente        Mário Yasuo Kikuchi
Primeiro secretário      Tuyoci Ohara
Segundo secretário     Tamiko Hosokawa
Primeiro tesoureiro      Ichiro Amano
Segundo tesoureiro      Noriko Takayama
Diretor              Flávio Tsuyoshi Oshikiri
Diretor              Luiz Kobayashi
Diretor              Masaki Furusugi
Diretor              Takeshi Kurihara
Diretor              Teruaki Matsumura

Conselheiros fiscais mandato de 01 ano (de abril/2014 a março/2015)
Conselheiros fiscais titulares:
 Lucio Sussumu Kubo, Reishi Moriwaki, Yoshikazu Niwa
Conselheiro fiscal suplente: (reduzido a um suplente conforme deliberação da assembleia extraordinária)
 Keiji Okuyama