Assembleia geral ordinária realizada em março/2015
segunda-feira, 20 de julho de 2015

A 25 de março do corrente, foi realizada, na sede de nosso Centro de Estudos, a assembleia geral ordinária do ano de 2015. Reproduzimos a parte do supracitado relatório de atividades sociais (2014), seguido do plano de atividades para 2015.


ATIVIDADES SOCIAIS DESENVOLVIDAS EM 2014.

1. Mudança do estatuto jurídico da entidade.
   Nos últimos anos, vinha sendo posta em questão a pertinência de se alterar o estatuto jurídico da entidade (obtenção de qualificação como OSCIP) para sua manutenção. Este ano, novamente a plausibilidade da proposta foi avaliada e, afinal, concluiu-se que a mudança do estatuto tinha menos benefícios a oferecer do que custos e esforços desnecessários. Destarte, a proposta de obtenção de qualificação como OSCIP foi abandonada, havendo o entendimento de que seria mais vantajoso para o Centro de Estudos obter financiamento para atividades de pesquisa diretamente através da Lei Rouanet.

2. Criação de uma entidade de apoio no Japão.
   A entidade de apoio (“sucursal japonesa”) foi registrada formalmente na Secretaria de Assuntos Jurídicos de Tōkyō a 4 de abril do ano corrente sob o nome de “Pessoa jurídica especial sem fins lucrativos — Sucursal japonesa do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros”.
   No dia 2 de novembro, foi realizada no Pavilhão Ciano [Shikonkan] da Universidade Meiji uma palestra especial em comemoração do acontecimento. O tema da palestra, ministrada por Kōji Sasaki (pesquisador do Departamento Integrado de Pesquisas em Ciências Humanas da Pós-Graduação da Universidade de Tōkyō e do Centro de Pesquisas em Inovação Urbana da Fundação Mori), foi: “O legado dos intelectuais imigrantes e seu futuro — do Doyōkai para o Jinmonken e para as ciências humanas da era digital”. Além de pesquisadores vinculados ao Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, estiveram presentes ao evento cerca de cinquenta pessoas interessadas na temática da imigração japonesa para o Brasil. Após o término da palestra, a sessão foi aberta a perguntas e mais tarde realizou-se uma pequena confraternização.

3. Programa de bolsas para formação de novos pesquisadores.
   Desta vez, dois bolsistas foram escolhidos para desenvolver suas pesquisas sob orientação de membros qualificados da entidade. As atividades tiveram início em abril; desde então, os novos bolsistas vêm se dedicando diligentemente à pesquisa nos seguintes temas:
   A) Barbara Aparecida Alves Ferreira de Carvalho Pina (História/USP)
   “Relação entre Portugal e Japão nos séculos XVI e XVII e o impacto gerado na cultura e sociedade japonesa”
   B) Pedro Schreiber Motta Martins de Barros (Filosofia/USP)
   “Sobre o conceito de mono no aware”
   A publicação dos relatórios dos bolsistas de 2012 e 2013 não foi possível por conta de atrasos na edição.
   Atualmente o programa de bolsas é mantido graças a doações feitas pela Sanyo Agropecuária Ltd.ª, Marcelo Takaoka (particular), Fundação Kunito Miyasaka e Fundação Katsuzo Yamamoto.

4. Feira de livros usados.
   Foi realizada, a 23 de outubro do corrente (domingo), na sala de reuniões n.º 14 do prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, das 9h00 às 13h00, uma feira de livros usados com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros. Dela participaram diretores, colaboradores e demais voluntários. Havendo poucos livros que vender, o lucro auferido (líquido) foi de apenas R$ 3.600,00.

5. Projetos e eventos.
   Em 2014 foram realizados os seguintes eventos.6. Setor de documentação.
   (A) Seminários de pesquisa.
   Fevereiro: “O jornal Shōwa Shimbun e Saburō Kawabata, o «cérebro» da facção derrotista” (Takashi Maeyama, ex-pesquisador residente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, professor aposentado da Universidade de Shizuoka)
   Julho: “A produção literária dos japoneses na Argentina: com ênfase sobre o romance Um conto da floresta dos guaranis, de Akira Masuyama” (Shūhei Hosokawa, professor do Centro Internacional de Estudos Japoneses)
   (B) Série “Histórias antigas da colônia”.
   Agosto: “O balé Yuba e eu: cinquenta anos de Brasil” (Akiko Ohara, bailarina)
   Novembro: “Tendências da culinária japonesa no Brasil” (Jo Takahashi, diretor executivo da Dô Cultural)
   (C) Grupos de estudo.
   Janeiro: “A indumentária dos imigrantes japoneses e a identidade japonesa: tradição e presente” (Priscila Miki Satake, bolsista)
   Fevereiro: “Educação, comunidade e imigração japonesa” (Kōsuke Yamamoto, professor assistente em regime especial da Universidade de Ōsaka, diretor da “sucursal japonesa”)
   Março: “Teoria e prática da administração da colônia Aliança no período pré-guerra” (Yūko Namura, pós-graduanda da Universidade Rikkyō, diretora da “sucursal japonesa”)
   Maio: “Nossas experiências na rádio online «Burajiru biyori»” (Junko Ōkubo e Junko Sunago, responsáveis pela rádio «Burajiru biyori»)
   Julho: “Visitas guiadas na Fazenda Tōzan” (Masako Fukazawa, guia da Fazenda Tōzan)
   Agosto: “Sociologia histórica dos vínculos transnacionais: cem anos da imigração japonesa e da comunidade nikkei” (Hiroyuki Shibata, doutorando da City University of New York)
   Outubro: “Panorama linguístico do Timor Leste: com ênfase sobre o processo de adoção do português como língua oficial” (Mirai Hayashi, ex-doutoranda da Universidade de Sophia)
   Dezembro: “As noivas imigrantes” (Noriko Takayama, diretora)

6. Setor de documentação.
   Este ano, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros recebeu em doação o acervo pessoal das seguintes pessoas: Sunao Itō (agricultor, pioneiro da colonização do Cerrado, funcionário do Banco América do Sul), Augusto Yamazato (escritor, pregador religioso) e Yoshihisa Takano (escritor, proprietário de uma concessionária de veículos).
   Em março, o arquivista Yūichi Aoki, da Universidade Gakushūin, visitou o Centro de Estudos e, após minucioso exame da documentação sob custódia da entidade (material de arquivo variado, entre manuscritos, órgãos das várias entidades, panfletos etc., disposto em 220 caixas; cômputo geral ainda não realizado), conseguiu finalmente elaborar um plano geral classificatório.
   Em outubro, Naohiro Nagao, pesquisador visitante da Universidade Tōyō, esteve na sede da entidade a fim de concluir o trabalho de digitalização do acervo fonográfico, transferindo-se o material digitalizado do disco rígido do computador para CDs “virgens”. Assim, acreditamos haver tornado mais prático o acesso às gravações de palestras e seminários realizados pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros durante a década de 1970.


PLANO DE ATIVIDADES DE 2015.

1. Atividades comemorativas do 50.º aniversário do Centro de Estudos.
   Em 2015, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (fundado em março de 1965) irá completar 50 anos de existência. Para a ocasião, um conjunto de atividades comemorativas foi planejado com o objetivo de não somente reavaliar o passado, mas também pensar o futuro.
   (A) Pesquisa: a presença da “comunidade nikkei” na sociedade brasileira, suas atividades e influência. Pretende traçar um panorama da “comunidade nikkei”, sua evolução e sua transformação (que já não podem ser deduzidos a partir de trabalhos anteriores), através de sólido trabalho de investigação in loco. Como se comporta a “comunidade nikkei” dentro da sociedade brasileira? Que papel desempenha na comunidade regional? Que influência tem sobre ela? É isso que se pretende investigar. Assim, espera-se também obter dados preliminares sobre a quantidade de japoneses e descendentes vivendo em cada região, seu grau de mestiçagem e sua distribuição, para no fim tentar chegar a uma nova definição do que seja a “identidade nikkei”.
   (B) Publicação de livro comemorativo e cronologia. Publicação de um livro comemorativo (a ser redigido em português) e de uma cronologia (a ser redigida em japonês), que permitam repensar os objetivos da entidade e os meios utilizados para se atingirem estes objetivos.
   (C) Criação de um posto de pesquisador residente. Além de oferecer uma série de comodidades, pretende-se oferecer ainda uma quantia em dinheiro (para subsistência) a dois pesquisadores que se dediquem ao estudo de temas considerados cruciais para a entidade. Uma das vagas já foi preenchida por Rafael Mitsuru Yoshida, ex-bolsista do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (primeira e segunda turmas), devendo as atividades ter início em abril de 2015; espera-se que a outra seja preenchida por um estudante do Japão.

2. Programa de bolsas de iniciação científica.
   Devem continuar a receber as bolsas de estudo os dois bolsistas da turma de 2014, elencados abaixo:
   A) Barbara Aparecida Alves Ferreira de Carvalho Pina (História/USP)
   “Relação entre Portugal e Japão nos séculos XVI e XVII e o impacto gerado na cultura e sociedade japonesa”
   B) Pedro Schreiber Motta Martins de Barros (Filosofia/USP)
   “Sobre o conceito de mono no aware”

3. Entidade de apoio no Japão.
   Agora formalmente registrada como “organização sem fins lucrativos”, espera-se que a entidade de apoio criada no Japão dê início à realização de seminários de pesquisa e envio de novos pesquisadores para a sede do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros em São Paulo.

4. Acolhimento de pesquisadores visitantes.
   Acomodação de pesquisadores vinculados a outras instituições para realização de pesquisas no Brasil.

5. Publicações.
   Para o ano corrente, está prevista a publicação dos relatórios da segunda e terceira turmas de bolsistas.

6. Setor de documentação.
   Em 2014, diversas pessoas e entidades doaram livros e outros documentos impressos ao Centro de Estudos Nipo-Brasileiros. A catalogação deste material será concluída somente em 2015. Com relação à catalogação dos periódicos possuídos pela entidade, cumpre registrar que os periódicos em língua portuguesa encontram-se já devidamente catalogados na base de dados da entidade, devendo ser os periódicos em outros idiomas catalogados ao longo do ano de 2015.

7. Eventos.
   Os seguintes eventos já foram realizados pela entidade nos primeiros meses de 2015.

   (A) Seminários de pesquisa.
   Aqui os resultados de pesquisas acadêmicas são apresentados ao público geral. No dia 12 de março, foi realizado o seminário “O tanka como janela da alma: a expressão do «eu» entre os imigrantes” (conferencista: Hideaki Matsuoka, professor convidado da Universidade de Ōsaka).

   (B) Série “Histórias antigas da colônia”.
   Passagens pouco conhecidas da história da imigração são dadas a conhecer ao público. No dia 5 de fevereiro, foi realizada a palestra “Samba? Carnaval? Escola de samba?” (conferencista: Tamiko Hosokawa).

   (C) Grupo de estudos.
   Comunicações feitas a portas fechadas por jovens pesquisadores e convidados. A 26 de fevereiro foi realizada a apresentação “A natureza da literatura monogatari na apreciação de Norinaga Motoori do capítulo «Tamanoogushi», do Genji monogatari” (conferencista: Pedro Schreiber).

8. Website.
   Oito anos já se passaram desde a inauguração do website do Centro de Estudos, que vem funcionando como importante canal de comunicação da entidade. A internet, no entanto, sofreu grandes (e abruptas) transformações neste período, de tal maneira que o website deixou de ser suficiente como ferramenta de divulgação. Tendo isto em mente, uma página foi criada no Facebook (www.facebook.com/jinmonken), principal rede social em uso, a fim de divulgar também acontecimentos de menor importância do cotidiano da entidade.