Assembleia geral ordinária realizada em março/2018
quinta-feira, 26 de abril de 2018

A 28 de março do corrente, foi realizada, na sede de nosso Centro de Estudos, a assembleia geral ordinária do ano de 2018. Reproduzimos a parte do supracitado relatório de atividades sociais (2017), seguido do plano de atividades para 2018.


ATIVIDADES SOCIAIS DESENVOLVIDAS EM 2017.

1. Atividades em comemoração aos 50 anos da entidade.
   Foram registrados em 2017 os seguintes avanços:
   (a) Pesquisa sobre a presença da “comunidade nikkei” na sociedade brasileira.
   Das quase 430 entidades nikkeis existentes no Brasil, 350 já foram visitadas por entrevistadores. Várias informações foram coletadas a fim de se compreender a atual situação da população nipo-brasileira, permitindo a visualização de uma nova imagem do nipo-brasileiro, bem como uma compreensão mais aprofundada das suas características e suas atividades. Um relatório parcial do andamento da pesquisa foi apresentado durante o “Simpósio sobre o ensino de língua japonesa na América do Sul (2017)” promovido pela Fundação Japão no dia 26 de agosto.
   (b) Confecção de livro sobre a história do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.
   i. Texto em japonês.
   Desde o ano passado vem sendo realizado um levantamento nas fontes escritas disponíveis com o objetivo de reunir os dados necessários à redação do livro. Entrevistas com as pessoas envolvidas também foram realizadas. Em 2017, foi concluído o levantamento das atividades do Centro de Estudos no período pós-guerra. O livro deve ser estruturado em três partes: período anterior à fundação (antecedentes da entidade), período posterior à fundação (de 1965 a março de 2018) e finanças. Com relação à primeira parte, o levantamento das fontes e a redação ficaram a encargo de Naohiro Nagao. Já na segunda parte, o levantamento ficou a encargo de Naohiro Nagao e Noriko Takayama (redação: Naohiro Nagao). Na terceira parte, levantamento e redação foram confiadas a Neusa Matsuo. A redação foi em grande parte concluída no final de 2017. Espera-se que a publicação ocorra em maio de 2018.
   ii. Texto em português.
   Foram examinados os documentos disponíveis em idioma português, tais como atas das assembleias e relatórios de atividades. Com base nestes documentos, foi possível produzir uma história da entidade até o ano de 2015, com os fatos elencados em ordem cronológica.

2. Formação de novos pesquisadores.
   A vaga oferecida a pesquisadores brasileiros vem sendo ocupada desde setembro de 2016 por Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto, que atualmente desenvolve trabalho com o tema: “50 anos do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros: um estudo histórico”. Já a vaga oferecida a pesquisadores japoneses foi ocupada de outubro de 2016 a agosto de 2017 por Hiroyuki Shibata (pós-graduando do departamento de sociologia da Universidade Municipal de Nova York), que desenvolveu pesquisas com o tema: “Transformações de longa duração dos laços transnacionais de imigrantes japoneses no Brasil”. Em novembro, a vaga passou a ser ocupada por Machiyo Kotani (pós-graduanda da Escola de Humanidades da Universidade de Kobe), que atualmente desenvolve pesquisa com o tema: “Estudo sobre a desigualdade geográfica no mercado de serviços terceirizados — o caso dos trabalhadores nipo-brasileiros”. O presente programa de bolsas de pesquisa nada mais é do que o resultado da reestruturação do programa de bolsas para estudantes de graduação que havia sido criado em 2009 e que foi extinto este ano.
   Em abril, foram publicados os relatórios de pesquisa da terceira turma de bolsistas do antigo programa. Os títulos dos relatórios são os seguintes:
   “Ocaso onde nasce o sol: o Bakumatsu (1853-1869) e modelo civilizatório imperialista na obra «Kinsei Shiriaku»” (William Vieira Antonio)
   “Tradição e modernidade: o kimono e a identidade no contexto da imigração japonesa no Brasil” (Priscila Miki Satake)
   O programa vem sendo mantido com doações feitas pela Sanyo Agropecuária Ltda., Fundação Kunito Miyasaka e Fundação Katsuzo Yamamoto.

3. Acolhimento de pesquisadores visitantes.
   A mestranda Kaori Shiraishi, da Universidade Jochi (intercambista da Universidade de Campinas), permaneceu no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros na condição de pesquisadora visitante entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018 (tema da pesquisa: “Interações entre imigrantes e nativos no período anterior à Segunda Guerra Mundial”). Yayoi Sekiya (doutoranda da Universidade de Osaka) também desenvolveu atividades de pesquisa na entidade entre 23 de outubro de 2017 e 15 de janeiro de 2018 (tema da pesquisa: “A difusão do teatro nô pelos imigrantes japoneses no Brasil: com ênfase sobre as atividades do grupo Hakuyōkai”).

4. Publicações.
   (a) Relatório do simpósio “Intercâmbio Brasil-Japão em perspectiva” (realizado em fevereiro de 2016 por ocasião dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil). Os recursos necessários à publicação foram fornecidos pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo.
   (b) Tradução para o português do livro História da arte nipo-brasileira (autor: Shinji Tanaka). A tradução do livro, publicado originalmente em junho de 2017, foi feita por três pessoas (Shiho Tanaka, Kenji Matsuzaka, Maria Fusako Tomimatsu). Para o pagamento dos tradutores recorreu-se a uma doação no valor de 18 mil reais feita pela Fundação Katsuzo Yamamoto. A tradução foi concluída em julho de 2017 e depois o texto foi encaminhado ao jornalista Ernesto Yoshida, da revista Exame, para edição. O texto final foi entregue ao Centro de Estudos no final de 2017.
   Com relação à forma de publicação, decidiu-se pela parceria com uma editora comercial, integrada às redes de distribuição comuns, sobretudo porque se trata de obra em idioma português e que aborda um tema conhecido do público geral (a saber, a presença dos artistas de origem nipônica no movimento artístico brasileiro). A editora escolhida foi a Hucitec, responsável também do livro Uma epopéia moderna, escrito em sua maioria por membros do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.
   Os subsídios para a publicação foram obtidos junto à Fundação Kunito Miyasaka, que doou 30.980 reais para a atividade.
   (c) Biografia de Zempachi Ando (volume n.º 11 da coleção Cadernos do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros).
   A redação do livro, de responsabilidade do diretor Masaki Furusugi, encontra-se em andamento.
   (d) Boletim Jinmonken número oito
   Foi proposta a publicação de um novo número do boletim Jinmonken, cuja publicação encontrava-se interrompida desde 2009, e para este fim constituiu-se uma comissão editorial formada pelo presidente do Centro de Estudos, Shozo Motoyama (também presidente da comissão editorial), pelo diretor Masaki Furusugi e pelo voluntário da JICA Naohiro Nagao. Pela primeira vez em sua história, o boletim Jinmonken passa a aceitar trabalhos produzidos por pessoas não vinculadas à entidade; as inscrições foram abertas ao público no mês de agosto e divulgadas junto à academia japonesa. Três dissertações em japonês e três dissertações em português foram selecionadas e devem aparecer no novo número do boletim.

5. Eventos.
   Os seguintes eventos foram realizados em 2017:
   (a) Seminários de pesquisa.
   Fevereiro: “A experiência do romancista Yukio Mishima no Brasil” (Kinya Sugiyama, da Universidade de Kanazawa)
   Outubro: “Formando crianças bilíngues” (Makiko Matsuda, da Universidade de Kanazawa)
   (b) Série «Histórias antigas da colônia».
   Janeiro: “A exposição «Ryô Mizuno» e eu” (Fumio Oura, da vila Fukuhaku, em Suzano) e “Os encantos do Café Paulista” (Akane Wakabayashi, cinegrafista)
   (c) Comunicações de pesquisa.
   Abril: “A imposição do transnacionalismo: possibilidades de carreira profissional para os nipo-brasileiros residentes no Japão” (Hiroyuki Shibata, pesquisador do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros)
   Maio: “Jinmonken: um olhar para o passado e períodos marcantes” (Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto, pesquisador do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros)
   Julho: exibição da peça de teatro “Tomates e computadores”, de autoria do antropólogo Takashi Maeyama
   Agosto: “Mapeamento das informações contidas nos livros de bordo das companhias de imigração: o caso dos imigrantes da província de Kōchi” (Daiju Muranaka, voluntário da JICA)
   Setembro: “As atividades dos intelectuais nipônicos radicados no Brasil: uma reflexão sobre o processo de formação do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros e suas atividades” (Naohiro Nagao, voluntário da JICA)
   Novembro: “Uma reavaliação da literatura sobre a imigração japonesa no Brasil do pós-guerra: com ênfase sobre os casos de reemigração das ex-colônias japonesas na Ásia” (Kaori Shiraishi, pesquisadora visitante da Universidade Jochi)
   Dezembro: “O teatro nô praticado pelos japoneses e seus descendentes no Brasil: peculiaridades e situação atual” (Yayoi Sekiya, pesquisadora visitante da Universidade de Osaka)

6. Setor de documentação e acervo.
   As seguintes pessoas fizeram doações de livros à biblioteca do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros em 2017: Jo Takahashi, Shozo Motoyama, Kyoko Yano, Shin-ichiro Hayata.
   A biblioteca também recebeu a doação dos documentos pessoais de Susumu Miyao, falecido em 2016, entre os quais se encontravam os diários do médico Kenzo Kitajima, cadernetas de anotações de Sojiro Shimizu (morador da Quinta Seção da Colônia de Registro) e os diários do próprio Susumu Miyao. Shinji Tanaka, ex-diretor do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, também fez a doação de diversos documentos (a maioria dos quais constituída por correspondência pessoal) antes pertencentes ao engenheiro Takeo Kawai, membro já falecido do Centro de Estudos.
   Para a organização dos documentos doados recentemente, decidiu-se pela solicitação de um voluntário sênior especializado à JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). A solicitação foi deferida e o voluntário deverá chegar em julho de 2018.
   Foi feita também a transcrição de um dos volumes do diário de Nanju Suzuki (pseudônimo de Teijiro Suzuki), atualmente sob custódia do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.
   Treze caixas contendo diversos livros duplicados (sobressalentes, extranumerários) que se encontravam sob custódia da entidade foram doados à Biblioteca da Província de Okinawa no mês de novembro.
   O Centro de Estudos recebeu ainda a doação de trinta dos cem exemplares impressos do livro Andes no kaze [Vento andino], de autoria de Shinji Tanaka. Uma parte dos livros foi distribuída a associados e membros da diretoria, enquanto que o restante foi vendido ao público geral, com o dinheiro arrecadado sendo doado ao Centro de Estudos.

7. Unidade do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros em Tokyo.
   Foi realizada na unidade do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros em Tokyo a seguinte palestra:
   21 de maio: “Japoneses e nipo-descendentes e sua relação com o mundo na história da imigração” (Sachio Negawa, pesquisador do Centro Internacional de Estudos Japoneses em Kyoto). Evento realizado no Nakanoshima Center (Universidade de Osaka).
   Em novembro, a unidade de Tokyo providenciou o traslado da pesquisadora Machiyo Kotani para o Brasil (conforme descrito no item 2).

9. Falecimento de Katsunori Wakisaka.
   Faleceu aos 93 anos, no dia 15 de novembro de 2017, o senhor Katsunori Wakisaka, conselheiro e ex-presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros que muito contribuiu para o seu desenvolvimento.


PLANO DE ATIVIDADES DE 2018.

1. Atividades em comemoração do cinquentenário do Centro de Estudos.
   (i) PESQUISA DE CAMPO DA “COMUNIDADE NIKKEI”. Espera-se que o trabalho de campo seja concluído em abril de 2018. Em seguida serão feitos o processamento e análise dos dados obtidos durante a pesquisa. Os resultados devem ser apresentados em julho de 2018. Até setembro, uma lista e um mapa interativo com todas as associações nipo-brasileiras será disponibilizado no site, permitindo assim que novas pesquisas e análises venham a ser feitas no futuro.
   (ii) LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DO CENTRO DE ESTUDOS NIPO-BRASILEIROS.
   A. Texto em japonês. O título do livro será Jinmonken shi: hanseiki no ayumi [História do Jinmonken: meio século de história]. Sua publicação está prevista para maio de 2018. Além da parte narrativa, o livro também deverá conter tabelas e fotografias. Serão impressos trezentos exemplares.
   B. Texto em português. O texto deve ser concluído após a realização de entrevistas com pesquisadores que estiveram ligados ao Centro de Estudos Nipo-Brasileiros. A publicação está prevista para setembro de 2018.

2. Formação de novos pesquisadores.
   Pesquisadores mantidos pelo Centro de Estudos.
   (i) Do Japão. Machiyo Kotani (selecionada pela unidade do Centro de Estudos em Tokyo), doutoranda da Universidade de Kobe. Permanência: até outubro de 2018.
   Tema da pesquisa: “Estudo sobre a desigualdade geográfica no mercado de serviços terceirizados — o caso dos trabalhadores nipo-brasileiros”.
   (ii) Do Brasil. Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto, mestrando da Universidade de São Paulo. Permanência: até maio de 2018.
   Tema da pesquisa: “50 anos do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros: um estudo histórico”.
   Anna Sera, doutoranda da Universidade de Indiana (departamento de educação)
   Tema da pesquisa: “A educação dos nipo-brasileiros enquanto imigrantes”

3. Acolhimento de pesquisadores visitantes.
   Também este ano esperamos receber a visita de diversos intelectuais interessados em conduzir suas atividades de pesquisa no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.

4. Publicações.
   O lançamento dos relatórios A presença japonesa na América Latina (publicado em agosto de 2016) e Intercâmbio Brasil-Japão em perspectiva (publicado em outubro de 2017) foi realizado no dia 2 de fevereiro de 2018, na Japan House, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Mais de cem pessoas compareceram ao evento.
   Coleção «Cadernos do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros».
   Volume 10: História da arte nipo-brasileira (versão em português). Publicação prevista para o primeiro semestre de 2018.
   Volume 11: Zempachi Ando: uma biografia. Autoria de Masaki Furusugi. Publicação prevista para o ano de 2018.
   Volume 12: História da educação em língua japonesa no Brasil. Autoria de Leiko Matsubara Morales e Sandra Terumi Suenaga.
   Número oito do boletim «Jinmonken» (edição em andamento, publicação prevista para o meio do ano)

5. Setor de documentação e acervo.
   Catalogação dos periódicos que se encontram sob custódia da entidade (havendo necessidade, alguns documentos podem ser restaurados ou reencadernados).
   Em julho, o voluntário sênior da JICA Kunitoshi Shimizu deve dar início aos trabalhos de organização dos documentos manuscritos armazenados no Centro de Estudos.

6. Eventos.
   Esperamos dar continuidade à realização de palestras e colóquios também neste ano de 2014.
   A. Seminários de pesquisa. Aqui, os resultados obtidos por pesquisadores profissionais no decurso de suas pesquisas são apresentados ao público geral. Os primeiros seminários deste ano foram realizados em março (“Pensando o falar dos nipo-brasileiros a partir da política linguística”, ministrado por Seiji Fukushima, da Fundação Japão, e “O ingresso dos filhos de pais estrangeiros no ensino secundário japonês: distribuição por nacionalidade e local de residência segundo dados do censo de 2010”, ministrado por Itaru Kaji, da Universidade Seikei de Osaka).
   B. Ciclo de palestras «Histórias antigas da colônia». Aqui, são abordados assuntos até então negligenciados pela historiografia oficial. Em 2018 já foi realizada a conferência “Homens que lançam luz: a trajetória dos técnicos industriais japoneses no Brasil” (palestrante: Akio Koyama, ex-presidente da Associação dos Imigrantes Técnicos Industriais do Brasil).
   C. Grupo de estudos. Aqui são apresentadas, a portas fechadas, as comunicações de jovens pesquisadores a um grupo seleto de membros e colaboradores desta entidade.

7. Voluntários da JICA.
   Os voluntários Naohiro Nagao e Daiju Muranaka, que desde julho de 2016 vêm participando das atividades do Centro de Estudos, devem retornar ao Japão em junho de 2018.

8. Unidade do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros em Tokyo.
   Está prevista a realização de seminários de pesquisa e conferências no Japão. Também espera-se o envio de mais um pesquisador às dependências da entidade no Brasil.