Palavras da Presidente.
Leiko Matsubara Morales (presidente)
quinta-feira, 02 de julho de 2020

Após o término do mandato do Prof. Dr. Shozo Motoyama, assumi a presidência na Assembleia Geral Ordinária realizada em 01/06/2020. Deste modo, dedicar-me-ei nos próximos 2 anos em prol do desenvolvimento do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (Jinmonken) com todo meu empenho.
Trabalho atualmente no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, como também sou pesquisadora do Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo, organizo e participo de simpósios internacionais e pesquisas em conjunto com outras entidades, pretendo usar esse conhecimento em prol da nova incumbência.

Esse Centro de Estudos não está focado apenas em pesquisas sobre os imigrantes japoneses no Brasil, mas conduz pesquisas sobre a situação atual da comunidade japonesa em transição, o que tem atraído a atenção de pesquisadores do Brasil e do exterior.

É o meu desejo que a sociedade acadêmica brasileira reconheça de forma ampla o valioso trabalho realizado pela entidade e para tanto, gostaria de viabilizar esse trabalho, através da tradução de documentos do acervo para ampliar redes de conexões com os pesquisadores da imigraçao japonesa.

Ainda, gostaria de aprofundar os estudos sobre a língua falada da Colônia, a variante da língua japonesa, o koroniago, uma herança cultural e linguística da comunidade japonesa no Brasil, uma tradição rica que merece a atenção da sociedade acadêmica e que também possa atrair o interesse de jovens pesquisadores. Acredito que a partir de um entendimento legítimo que representa essa variante linguística koroniago, é possível desenvolver um material de grande valia para a área de ensino de língua japonesa no país.

Conto com o voto de confiança e apoio de todos.