www.cenb.org.br
Histórico
Pesquisa (1)
Pesquisa (2)PublicaçõesDiretoria Executiva

Pesquisar no catálogoPrograma de bolsaRelatório Colônia Japonesa
Mapa das Comunidades Japonesas

liberdade
 Liberdade, o “bairro oriental” de São Paulo

Atividades de pesquisa (1)



A) Pesquisas desenvolvidas.

Desde a sua fundação, a presente entidade vem desenvolvendo diversos tipos de pesquisa, tais como aquelas realizadas individualmente por seus membros, aquelas que são realizadas em conjunto com outras entidades e aquelas que são realizadas sob encomenda. Destacamos, a seguir, os principais pesquisadores a passarem por esta entidade e suas respectivas áreas de investigação:

Hiroshi Saitō* (Univ. de São Paulo)
    Estudo sociológico da “colônia japonesa”

Tomoo Handa*
    Estudo histórico-cultural do imigrante japonês

Zempachi Andō*
    Estudo sócio-histórico do imigrante japonês

Takashi Maeyama (Univ. de Shizuoka)
    A etnicidade do imigrante japonês

Kōichi Mori (Univ. de São Paulo)
    Estudo antropológico da “colônia japonesa”
    O imigrante okinawano e a religião

Hirochika Nakamaki (Museu Nac. Etnologia)
    Estudos sobre as “novas religiões” japonesas

Naohiko Tōda* (Kantō Gakuin)
    História econômica do Brasil

Shūhei Hosokawa (Centro Int. Est. Japoneses)
    Música e etnicidade entre os imigrantes
     Estudos de literatura nipo-brasileira

Shōzō Motoyama (Univ. de São Paulo)
    Estudo histórico do imigrante japonês

(*) pesquisadores já falecidos.

Os trabalhos dos pesquisadores acima mencionados foram, em sua maioria, publicados pela entidade em seu anuário ou em um volume à parte.


B) Demais atividades de pesquisa.

Pesquisas realizadas em conjunto ou por encomenda.

1. “A contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes à sociedade brasileira”(encomendada pela JICA, 1983-4).

2. “Estudos sobre o ensino de língua alemã entre os alemães e seus descendentes no Brasil” (encomendada pela JICA, 1985).

3. “Pesquisa da população de descendentes de japoneses residentes no Brasil, 1987-8” (encomendada pela JICA, 1988-90).
Trata-se de um censo estatístico por amostragem, realizado aproveitando-se o ensejo que se criou com as comemorações dos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil e contando-se, para tanto, com o apoio do IBGE e do estatístico japonês Hiroshi Mizuno. O principal mérito do levantamento reside na constatação da existência de 1,28 milhão de japoneses e descendentes vivendo no Brasil, bem como na obtenção de informações mais detalhadas a respeito das condições sócio-econômicas em que vivem os mesmos.
4. “Uma epopeia moderna: 80 anos da imigração japonesa no Brasil” (Comissão de Elaboração da História dos 80 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, 1991).
A História dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil foi pensada como parte integrante dos festejos realizados na mesma ocasião, mas a redação do livro ficou a cargo do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, sendo o resultado uma obra de autoria conjunta cujos autores são, em sua maioria, membros da entidade.
5. “Pesquisa de comportamento e atitude de japoneses e seus descendentes residentes no Brasil” (Comitê para Pesquisas Referentes ao Sentimento Nacional, 1992).
O presente trabalho é fruto dos esforços do prof. Chikio Hayashi, que realiza pesquisas sobre o “sentimento nacional” em relação ao Japão a cada cinco anos, e que, depois de aplicar uma série de questionários aos descendentes de japoneses residentes no Havaí, resolveu repetir o procedimento com a população nipo-brasileira — recorrendo, para tanto, à presente entidade.
6. “O estado de coisas dos trabalhadores nipo-brasileiros no Japão e sua influência sobre a sociedade brasileira” (encomendada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, 1993).

7. “O ensino da língua entre os imigrantes japoneses e seus descendentes — características e problemas” (encomendada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, 1997).

8. “A nova face do preconceito no Brasil — o caso dos imigrantes asiáticos” (pesquisa conjunta realizada por Kōichi Mori e Jeffrey Lesser, 1999-2000).


(Última atualização: 27 de junho de 2011)






Creative Commons License

Copyright © Centro de Estudos Nipo-Brasileiros