Assembleia geral ordinária realizada em março/2019
segunda-feira, 13 de maio de 2019

A 28 de março do corrente, foi realizada, na sede de nosso Centro de Estudos, a assembleia geral ordinária do ano de 2019. Reproduzimos a parte do supracitado relatório de atividades sociais (2018), seguido do plano de atividades para 2019.


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ANO DE 2018

1. Projetos Comemorativos ao Cinquentenário da fundação do JINMONKEN
1.1. “Pesquisa da situação atual das comunidades japonesas no Brasil de sociedade multicultural”
O projeto foi lançado em abril de 2016, no marco do cinquentenário da fundação do JINMONKEN. Completou a primeira fase com coleta de dados de cerca de 500 locais pesquisados in loco construção de um banco de dados, tabulação e inserção desses resultados. O resultado da pesquisa foi divulgado em reuniões co-patrocinados pelo Consulado Geral do Japão e Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. Ao mesmo tempo, foi divulgado no site do JINMONKEN (cenb.org.br) o mapa da comunidade nikkei no Brasil. É um mapa que reproduz uma nova imagem social das comunidades japonesas, a partir de suas situações e circunstâncias.
1.2. Publicações comemorativas
“Centro de Estudos Nipo Brasileiros – Meio Século de História”.
Escrito por por Naohiro Nagao, Noriko Takayama e Neuza Matsuo. O lançamento foi realizado na Associação Aomori Kenjin do Brasil em 15 de junho, com presença de aproximadamente 50 pessoas. Tiragem de 300 exemplares.

2. Formação de Jovens Pesquisadores – Programa de Bolsas para Pesquisadores.
• Do Japão:
- Machiyo Kotani: doutoranda pela Universidade de Kobe- Japão (de Novembro de 2017 a Outubro de 2018). Tema da pesquisa: “O perfil dos decasseguis do Brasil”.
• Do Brasil:
- Anna Sera: doutoranda da Universidade de Indiana, Departamento de Educação- EUA ( de Junho de 2018 a Março de 2019). Tema da pesquisa: “A educação infantil das crianças filhos de imigrantes japoneses”.
- Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto – mestrando da Universidade de São Paulo, Departamento de História (de Janeiro a Maio de 2018). Tema da pesquisa: “Jinmonken: 50 anos de existência e tradição”.

3. Aceitação de pesquisadores visitantes
- Yayoi Sekiya (Doutoranda da Escola de Letras da Universidade de Osaka – Japão, no curso de Artes Cênicas) – de Agosto de 2018 a Fevereiro de 2019.
Tema da pesquisa: “As atividades artísticas legadas pelas comunidades nikkeys no Brasil”
- Hiroyuki Shibata (Doutorando da Universidade da Cidade de Nova York – EUA) – de Dezembro de2018 a Janeiro de 2019.
Tema da pesquisa: “As atividades pós retorno ao Brasil dos brasileiros graduados no Japão”.

4.Publicações
4.1. Material literário nº 10 – “História da Arte Nipo Brasileira” (ブラジル日系美術史) de autoria de Shinji Tanaka, versão em português.
O livro originalmente publicado em Junho de 2016 foi traduzido para o português por Shiho Tanaka, Fumiko Tomimatsu e Kenji Matsuzaka. Em 2017, Ernesto Yoshida, editor da revista EXAME finalizou a revisão da tradução. O material traduzdo foi entregue à Editora Hucitec no início de 2018 para editoração e publicação.
4.2. Material literário nº 11 – Livro Biográfico “Andou Zempati” (título provisório)
Escrito por Masaki Furusugi, membro da diretoria do JINMONKEN, finalizou a obra e está em busca de patrocinador para poder lançar em 2019.
4.3. Boletim de publicação de pesquisas nº 8 do JINMONKEN
Para a publicação do presente Boletim foi instalada a Comissão de Edição (presidido por Shozo Motoyama e membros do comitê, Masaki Furusugi e Naohiro Nagao) com previsão de lançamento no final de 2018, mas a conclusão da obra aconteceu somente no final de janeiro de 2019, razão pela qual o lançamento foi adiado paro o decorrer de 2019. Tiragem de 200 exemplares, impressão pela Gráfica Toppan Press, com edição final de Tamiko Hosokawa.

5 . Planos e Eventos
Eventos realizados em 2018
5.1. Palestras (Histórias antigas da colônia, Reunião de Pesquisa)
1) 28 de Janeiro:- “Os homens que emanavam luzes – a trajetória dos técnicos industriais imigrantes em fábricas de fundição do Brasil”.
Palestrante:- Akio Koyama. Ouvintes: 28
2) 1 de Março:- “A comunicação dos nikkeis pela ótica da teoria política da linguagem”
Palestrante: Seiji Fukushima, Pesquisador da Língua Japonesa da Fundação Japão. Ouvintes: 23
3) 14 de Março:- “O desempenho escolar do ensino médio no Japão dos filhos de imigrantes – baseado no censo de nacional do Japão de 2010”
Palestrante : Itaru Kaji, professor do Curso de Administração da Universidade de Osaka – Japão). Ouvintes: 14

5.2. Grupos de Pesquisas (A nova denominação é sugestão de Naohiro Nagao, antes a denominação era Grupo de Estudos)
1) 17 de Abril:- “Bancas de Jornais de São Paulo – Um case study sobre a distribuição dos jornais “São Paulo Shimbum” e “Nikkei Shimbum”
Relator: Onuki Jun. Ouvintes: 13
2) 29 de Maio:- “O perfil dos decasseguis do Brasil”
Relatora: Machiyo Kotani. Ouvintes: 12
3) 12 de Junho:- “O índio, o caboclo e o japonês – A história da representação racial do Brasil e a imagem do imigrante japonês”.
Relator: Naohiro Nagao. Ouvintes: 14
4) 26 de Julho:- “Jinmonken : 50 anos de existência e Tradição”
Relator: Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto. Ouvintes: 9
5) 27 de Agosto:- “Os políticos nisseis do Brasil- a lógica por trás dos votos e os sentimentos – o exemplo da eleição de 1947 e a democracia pós-guerra”
Relatora: Yuko Nagamura. Ouvintes: 10
6) 4 de Setembro:- “O morador sem rosto – a formação da comunidade no condomínio Toyota( Japão)
Relator: Bruno Hayashi. Ouvintes: 11
7) 19 de Outubro:- “Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural” – no Japan House
Relatoras: Machiyo Kotani e Anna Sera junto com Professora e pesquisadora Lili Kawamura da Unicamp ( palestra em português)
8) 28 de Novembro:- Apresentação inalgural da “Pesquisa da situação atual das comunidades japonesas no Brasil de sociedade multicultural” no Japão House com patrocínio do Consulado Geral do Japão.
Relatora: Tamiko Hosokawa
9) 20 de Dezembro:- “Migrações Internacionais: Hibridismo Cultura e Linguístico”
Relatores: Shozo Motoyama, Anna Sera e Tamiko Hosokawa.

6. Classificação e Organização de Documentos Históricos
• A fim de organizar os documentos históricos manuscritos, recebemos em julho o voluntário sênior da JICA, o Sr. Kunitoshi Shimizu, especialista em Organização de Arquivos. Adquirimos envelopes de material neutro para guarda e cnservalção de tais documentos, ao custo de R$ 4.600,00, cuja metade foi subsiada em valores pela JICA de São Paulo. Permanencia prevista do Sr. Shimizu é de 2 anos.
• Foram contratados dois estudantes da USP para nos auxiliar na arrumação da sala de acervos.

7. Em 23 de Agosto foi exibido o filme “ Behind the Cove” no Maksoud Plaza, sob patrocínio de JINMONKEN.

8. Site oficial
Além de o anúncios de palestras e outros eventos, iniciamos a divulgação de ensaios dos pesquisadores.
Divulgado o último capítulo da “História da produção e venda de vegetais” de autoria do pesquisador Yorio Nakano (in memorian).
Quantidade de acesso: 25.447 em 2018, aumento de 15,7% em relação a 2017.
Novas inserções somam 17 páginas em japonês e 6 páginas em português.

9. Com a saída de Kenji Matsuzaka em Outubro e de Daishi Hoshi em Novembro, este Centro admitiu Megumi Makiyama, profissional autônoma, em 4 de Novembro.

10. Atividades da Unidade do JINMONKEN de Tokio – Japão
• Envio da pesquisadora Machiyo Kotani (de Novembro de 2017 a Novembro de 2018)
• Abertura de novas vagas, porém não houve candidatos. O recrutamento continua em 2019.

11. Falecimento do Sr. Shinji Tanaka
O Sr. Shinji Tanaka, ex-membro da direteroia do JINMONKEN que sempre fez significativas contribuições intelectuais para este Centro, faleceu em 7 de setembro de 2018. Foi pintor e também escritor. Em maio de 2013 lançou o livro de sua autoria “Tomoo Handa - A vida de um Imigrantea-pintor” (JINMONKEN Materual Literário Nº 9); e “História da Arte Nipo Brasileira” (JINMONKEN Material Literário Nº 10) em Junho de 2017. Foi o principal atuante nos trabalhos de editoração de várias revistas e livros comemorativos das sicuedades nipo-brasileiras, bem como um magnífico chargista e designer gráfico. Este Centro teve o privilégio de ter as capas de quase todas as publicações com seus designs. Em junho de 2018 fez o design da capa do Livro “JINMONKEN – Meio Século de História”, que, inesperadamente, foi a sua ultima obra. Natural de Fukuoka-ken. Faleceu aos 83 anos.



PLANO DE ATIVIDADES PARA 2019

1.“Pesquisa da situação atual das comunidades japonesas no Brasil de sociedade multicultural”
Os dados obtidos até 2018 com pesquisa em campo serão complementados com o surgimento de informações de novos locais e alterações e será efetuada análise mais detalhadao e abrangente. Serão extraídos dados dos resultados da pesquisa já inseridos no banco de dados para serem aproveitados na elaboração de materiais informativos acerca da sociedade nipo-brasileira, de acordo com a necessidade e demanda.

2. Em andamento estudo de viabilidade de uma Pesquisa sobre a história e o status atual das empresas nipo-brasileiro no país.
O objetivo da pesquisa é capitação de recursos e revitalização das atividades do JINMONEN. O universo da pesquisa será empresas que se estabeleceram no país por pelo menos dez aos, como Comercial Yamada de Belém do Pará, Supermercado Morita de São Paulo/SP, Supermercado Shibata de Mogi das Cruzes/SP, PANCO, SADOKIN, JACTO, e outras empreendedoras na área agrícola, inclusive empresas extintas como Cooperativa Agrícola de Cotia . A coordenação será do Professor Shozo Motoyama, atual presidente do JINMONKEN.

3. Aproximação com fins de “co-atividade” com o Museu Nipo Americano (Japanese American National Museum) de Los Angeles, EUA.
Para este fim, pretende-se obter maiores informações sobre o Museu Nipo Americano pela Anna Sera, pesquisadora bolsista do JINMONKEN até março de 2019. Sendo ela residente naquela cidade, solicitaremos que no pós regresso visite o referido Museu a fim de obter maiores informações sobre o histórico, funcionamento, acervos, pesquisas existentes e em andamento, perfil dos pesquisadores, fontes recursais, forma de manutenção, entre outras desse Museu.

4. Formação de Jovens Pesquisadores – Programa de Bolsas para Pesquisadores
• Do Japão
Sem candidato até o presente momento. Vagas em aberto.
• Do Brasil
- Anna Sera, doutoranda da Universidade de Indiana, Departameno de Educação – EUA. De Junho de 2018 a Março de 2019. Tema da pesquisa: A educação infantil das crianças filhos de imigrantes japoneses.
- Yin Qiao, mestranda da Universidade de São Paulo do curso de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Formada pela Hubei University da China. De Abril a Agosto de 2019.
Tema da pesquisa: “O desenvolvimento do relacionamento civil entre os novos imigrantes chineses e imigrantes japoneses desde os anos 70 - Estudo de caso sobre a interação social no bairro da Liberdade”.
  
5. Programa de recepção de pesquisadores visitantes.
O JINMONKEN continuará recebendo pesquisadores visitantes, proporcionando-lhes apoio necessário para o desenvolvimento de suas pesquisas.
• Pós-graduandos da Universidae de Osaka, pelo programa de intercambio da Universidade de Osaka.
- Decidida a vinda da pós-graduanda HARUKA SAKURAGI, do curso de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade de Osaka – Japão, entre Julho e Agosto de 2019. Seu Orientador é Kosuke Yamamoto, assistente de ensino do Doctoral Program for Multicultural Innovation do Institute for Academic Iniciatives da Universidade de Osaka – Japão, e presidente do JINMONKEN da unidade Japão.

6. Publicações
1) Boletim JINMONKEN nº 8 (publicação de estudos e pesquisas). Lançamento previsto entre Março e Abril de 2019. Impresso pela Topan Press.

2) Material literário nº 10 do JINMONKEN. Versão em português do livro “História da Arte Nipo-Brasileira”, de Shinji Tanaka. O contrato com a Editora Hucitec foi assinado em Março de 2019. As provas de impressão da Hucitec foram revisadas pela Neuza Matsuo. Lançamento previsto para meados de 2019, após revisão final do texto por Lucio Kubo e após a obtenção de concessões de todos os direitos autorais sobre as imagens de fotos e gravuras que constam na obra final.

3) Material literário nº11 – Livro biográfico “Andou Zempati” (título provisório) de autoria de Masaki Furusugi, membro da diretoria do JINMONKEN. Obra concluída em 2018, com lançamento previsto para 2019.

4) Material literário nº 12 – História do Ensino da Língua Japonesa no Brasil. Escrita a quatro mãos por Reiko Matsubara Moraes e Sandra Terumi Suenaga. A obra ainda está em fase de coleta de dados.

7. Acervos e Biblioteca
• Necessidade de Organização de revistas e folhetins, e digitalização de documentos históricos.
• Prevista a doação de livros didáticos em língua japonesa do período anterior à Segunda Guerra pelo Colégio Sans Frontiers de São Paulo. Intermediação por Sandra Terumi Suenaga.
• Os documentos históricos manuscritos classificados e organizados pelo voluntário sênior da JICA, Sr. Kunitoshi Shimizu, em ordem de seus doadores, foram acondicionados em caixas que em Março de 2019 chegou a uma quantidade de 74 unidades. Pretende-se seguir na conservação de documentos históricos e nos registros destes, treinando o voluntário do programa de intercambio que chegará em Julho de 2019 sobre a conservação de jornais editados antes da Segunda Guerra, por meio de material neutro.

8. Projetos e Eventos
1) Divulgação de Palestras de pesquisas acadêmicas.
2) Buscar histórias antigas e atuais da sociedade nipo-brasileira (prospectar setores até agora não muito estudados e pesquisar sobre a vida, subsistência e continuidade dos respectivos imigrantes) e levar ao conhecimento do público em geral.
3) Continuidade das Reuniões de Pesquisa – centradas em temas de estudo dos jovens pesquisadores para suas teses, as reuniões serão realizadas regular e internamente.

9. Site oficial
Estão previstos inserções e atualizações do no site oficial do JINMONKEN sobre suas atividades e artigos de pesquisas sobre o Brasil, bem como realizar atualizações de banco de dados sobre a Biblioteca e divulgação de publicações como artigos de revistas e de livros.

10. Facebook
Divulgação de informações sobre eventos relacionados ao JINMONKEN, visando despertar o interesse do público em geral e incentivar a participação.

11. Atividades do JINMONKEN Unidade Japão
• Previstas as apresentações da Machiyo Kotani sobre o resultado da pesquisa no Brasil e de Naohiro Nagao sobre assuntos relacionados à história do JINMONKEN, em Junho de 2019.
• Prevista a apresentação de resultado da “Pesquisa da situação atual das comunidades japonesas no Brasil de sociedade multicultural”, pela Tamiko Hosokawa, em Novembro de 2019.
• Dar continuidade ao processo de seleção de novos bolsistas para estudo e pesquisa no Brasil.