Sobre a formação de novos pesquisadores
Diretoria
segunda-feira, 30 de março de 2009

Única entidade civil de pesquisa da comunidade nipo-brasileira, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros foi responsável por diversas atividades e realizações desde a sua fundação. Nos últimos anos, porém, a escassez de pesquisadores tem constituído um obstáculo de difícil superação para a que novas pesquisas sejam levadas a cabo.

Diante das transformações, tanto internas como externas, que vêm ocorrendo nos últimos tempos, o Centro de Estudos tem sentido a necessidade da criação de um programa de bolsas de estudo para a formação de novos pesquisadores brasileiros, incluindo-se aí os nikkeis, tendo em vista que o número de pesquisadores japoneses encontra-se estagnado.

A fim de responder a essas transformações, o Centro de Estudos pretende oferecer, a partir do ano corrente, uma bolsa de estudos a estudantes de graduação e pós-graduação que se interessem pelos temas de: história da imigração japonesa no Brasil e história da comunidade nipo-brasileira — com o fito de formar, dessa maneira, uma nova geração de pesquisadores.

Considerando-se as condições nada favoráveis que se nos apresentam atualmente, prevemos que haverá incontáveis percalços na realização de nosso intento, dado que o supracitado empreendimento depende da doação de fundos por parte de patrocinadores. Como, no entanto, estamos cientes de que a continuidade desta instituição depende, mormente, da formação de novos pesquisadores, que constituirão o cerne de pesquisas futuras, pedimos a compreensão e a cooperação de todos.

Os detalhes serão divulgados posteriormente.