Início do recrutamento para o programa de bolsas
segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tendo em vista a necessidade da formação de novos pesquisadores, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros está agora a inaugurar um programa de bolsas de estudo. Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição e, em seguida, deixar aos cuidados da instituição seu histórico escolar e um projeto de pesquisa de aproximadamente 15 páginas, nos moldes da FAPESP. O tema da pesquisa deverá, necessariamente, encaixar-se em uma das categorias seguintes: 1-) estudos sobre a imigração japonesa no Brasil e a comunidade nikkei, ou 2-) estudos sobre as relações bilaterais Japão-Brasil. Isso feito, o candidato deverá participar de uma entrevista, a ser realizada na sede da instituição.

O número de vagas disponíveis é de 4 a 5 vagas, no presente momento — com a condição de que um dos bolsistas escolha um tema relacionado a agricultura. O valor da bolsa é de um salário mínimo por mês. As inscrições estarão abertas do dia 15 de maio até o dia 15 do mês seguinte, e deverão ser feitas na sede da instituição. Os bolsistas serão escolhidos até o fim do mês de junho.

Para inscrever-se no programa de bolsas, é necessário preencher os seguintes requisitos: estar matriculado em uma instituição de ensino superior; ter concluído o segundo semestre de faculdade; e expressar-se fluentemente no idioma português e, conforme o tema da pesquisa, também no idioma japonês.